Em outras palavras, se o FCLPL for negativo porque a empresa reinveste mais do que o seu lucro líquido, a razão de payout potencial pode ser negativa pelo menos na fase de alto crescimento. Uma razão de payout potencial negativa indica que a empresa terá de levantar novo patrimônio líquido na sua fase de alto crescimento para financiar o seu reinvestimento, e essa diluição esperada empurrará a razão P/L para baixo no presente.

<<Fechar

Embora todas as equações baseiem-se em um modelo de desconto de dividendos de dois estágios, elas podem ser generalizadas para o modelo FCLPL, substituindo-se a razão de payout pela de FCLPL para lucro líquido. Há duas vantagens para essa substituição. A primeira é que obtemos estimativas mais realistas dos múltiplos para empresas que não estão pagando o seu FCLPL como dividendos. A segunda é que a razão FCLPL/Lucro líquido ou razão de payout potencial não está restrita a ser maior que zero.

Exemplos

1) Exemplo adaptado de Damodaran (2007, p. 186). Vamos supor que estejamos estimando os múltiplos de patrimônio líquido para uma empresa com as seguintes características:

• A empresa declarou lucro líquido de $18 milhões sobre receitas de $150 milhões no ano passado e patrimônio líquido investido de $100 milhões. Vamos assumir que a empresa irá manter em perpetuidade a margem líquida, o ROE e a razão Vendas/Valor contábil do patrimônio líquido.
• A empresa pagou 8% de seus lucros como dividendos. Vamos assumir que a empresa tenha pago o seu FCLPL como dividendos e que se espera que mantenha a razão de payout pelos próximos seis anos.
• Após o sexto ano, assumiremos que a taxa de crescimento esperado em lucro líquido cairá para 4,25% para sempre.
• Assumiremos que o beta para patrimônio líquido seja 1,1 para os seis primeiros anos e que, para o período de perpetuidade, o beta seja de 0,95. Com uma taxa livre de risco de 9% e um prêmio pelo risco de mercado de 5,5%.

Com as informações fornecidas estimar a razão P/L, a razão Preço/Valor contábil e a razão Preço/Vendas.

Resolução



Copyright © 2010 AIEC.