3 - Aquisição de ações

Uma segunda maneira de adquirir outra empresa é comprar as ações com direito a voto dessa empresa, com pagamento em: dinheiro, ações ou outros títulos. Isso pode começar por uma oferta privada pela administração de uma empresa à outra. A certa altura, a oferta é comunicada aos acionistas da empresa vendedora. Isso pode ser efetuado mediante oferta geral de compra, que é uma oferta pública de compra de ações de uma empresa visada.

É feita por uma empresa diretamente aos acionistas de outra empresa. A oferta é transmitida aos acionistas da empresa visada por meio de anúncios públicos, tais como os divulgados em jornais.

Alguns dos fatores envolvidos na escolha entre uma aquisição de ações e uma fusão são os seguintes:

• Numa aquisição de ações, não é preciso convocar assembléias de acionistas para votação. Se os acionistas da empresa visada não gostarem da oferta, não serão obrigados a aceitá-la, e não venderão suas ações.
• Numa aquisição de ações, a empresa compradora pode negociar diretamente com os acionistas da empresa visada, por meio de uma oferta pública de compra. Com isso, podem ser ignorados os executivos e o conselho de administração da empresa visada.
• A aquisição de ações é geralmente uma operação hostil. É utilizada para evitar a negociação com a administração da empresa visada, que freqüentemente resiste a aquisições.
• Freqüentemente, uma minoria de acionistas resistirá a uma oferta pública de compra e, com isso, a empresa visada não será inteiramente absorvida.
• A absorção completa de uma empresa por outra requer uma fusão.


Copyright © 2010 AIEC.