2 - Histórico da Tecnologia da Informação – TI

Nos últimos anos, com a popularização dos computadores e o desenvolvimento da microeletrônica, a palavra informação adquiriu significado diferente.

Até então, o seu sentido estava restrito à transmissão de dados acerca de alguém ou de algo; geralmente notícias de fatos que chegavam ao receptor com uma certa defasagem temporal.

Na década de 1950, a comunicação entre duas pessoas, cada uma situada em países ou estados diferentes, só era possível apenas por telefone, telex ou correios; naquele tempo ainda não existia a comunicação via satélite, nem Internet, telefone celular, etc.


Hoje, a informação tem um significado que está invariavelmente associado, mesmo que inconscientemente, à velocidade, à tecnologia, ao tempo e ao espaço. As noções de tempo e espaço se alteraram radicalmente.

Com o aperfeiçoamento das telecomunicações e com o advento das novas tecnologias da informação, o agora é tempo real e o que era distante tornando-se gradativamente, mais próximo. Para ilustrar, basta lembrar que, no Brasil de alguns anos atrás, era novidade completa a operação nos caixas automáticos dos bancos: as pessoas ficavam surpresas e tanto quanto embaraçadas com a possibilidade de interagir diretamente com uma máquina, sem precisar recorrer a funcionário especializado do banco.

Atualmente, é algo inteiramente normal o cidadão comum sacar de seu cartão magnético e fazer todas as suas transações bancárias em um mesmo lugar, diante de uma máquina que não escuta e nem fala, mas que fornece automaticamente, no tempo real, toda e qualquer informação a respeito da sua movimentação financeira. Nisso repousa o grande fascínio da tecnologia da informação, ou seja, tornar acessíveis produtos e serviços de elevado conteúdo tecnológico, assimilados com relativa facilidade pelo usuário, mas cuja concepção é extremamente complexa, fruto da aplicação intensiva do saber científico em coisas que tornam mais prática a vida atual.



Copyright © 2010 AIEC.