Resumo

Uma das premissas básicas para a informatização de um processo é conhecê-lo a fundo, para implementar as soluções mais simples e confiáveis. A partir disso, pode-se afirmar que a informatização é, necessariamente, um estágio posterior à implantação de um sistema manual de controle. Com isso, podem ser avaliados fatores-chave como: flexibilidade da linha de produtos, precisão do processo, segurança e proteção e necessidade de informação.

Com a utilização da Tecnologia da Informação no processo produtivo, passou a ser possível identificar e compreender melhor os conceitos fundamentais da área operacional, reconhecer a estrutura de relações entre as funções que compõem os sistemas produtivos, selecionar as melhores opções operacionais, ligadas às decisões estratégicas empresariais, dar agilidade ao processo produtivo por meio da disponibilidade das informações a qualquer tempo.

Atualmente, mesmo unidades fabris de pequeno porte, utilizam-se dos recursos da Tecnologia da Informação para melhorar sua competitividade no mercado e a competência estratégica. O acesso a esses recursos torna-se cada vez mais fácil e a dinâmica dos processos tende a simplificar-se. A especialização e a qualificação da mão-de-obra operacional tornam-se mais evidentes, ou seja, o ser humano passa a trabalhar com procedimentos mais criativos e gerenciais, ficando a cargo dos equipamentos a tarefa de realizar operações repetitivas e sobre-humanas.



Copyright © 2010 AIEC.