A abordagem contemporânea do sistema produtivo preconiza que sejam efetuadas mudanças profundas no relacionamento com fornecedores. A empresa eficiente e competitiva é aquela que identifica na relação cliente-fornecedor uma fonte potencial para o sucesso.

Assistimos hoje ao que se denomina integração "virtual”. A harmonização dos interesses e metas da empresa com seus fornecedores abrem diversas oportunidades, dentre as quais:


• operar sob o modelo just in time;
• aperfeiçoamento do fluxo de informações;
• planejamento conjunto;
• desenvolvimento de novos produtos em parceria;
• racionalização de custos (estoques, entregas e processamentos);
• aumento na confiabilidade dos materiais;
• contratos de longo prazo.

Esses aspectos têm implicações positivas sobre o custo das transações, a lucratividade e a competitividade organizacional, à medida que o contato direto entre as empresas elimina várias etapas de conversão de informações. Isso possibilita, ainda, estabelecer programas conjuntos de aperfeiçoamento e desenvolvimento de produtos, bem como dinamiza os processos decisórios e de resolução de problemas.



Copyright © 2010 AIEC.