| A
abordagem contemporânea do sistema produtivo preconiza que
sejam efetuadas mudanças profundas no relacionamento com fornecedores.
A empresa eficiente e competitiva é aquela que identifica na relação
cliente-fornecedor uma fonte potencial para o sucesso.
Assistimos hoje ao que se denomina integração
"virtual”. A harmonização dos interesses
e metas da empresa com seus fornecedores abrem diversas oportunidades,
dentre as quais:
• operar sob o modelo just in time;
• aperfeiçoamento do fluxo de informações;
• planejamento conjunto;
• desenvolvimento de novos produtos em parceria;
• racionalização de custos (estoques, entregas
e processamentos);
• aumento na confiabilidade dos materiais;
• contratos de longo prazo.
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Esses aspectos têm implicações positivas sobre o
custo das transações, a lucratividade e a competitividade
organizacional, à medida que o contato direto entre as empresas
elimina várias etapas de conversão de informações.
Isso possibilita, ainda, estabelecer programas conjuntos de aperfeiçoamento
e desenvolvimento de produtos, bem como dinamiza os processos decisórios
e de resolução de problemas.
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