Resumo

O objetivo principal desta unidade foi o de destacar a importância da incorporação da tecnologia da informação aos sistemas produtivos, enfatizando seus principais impactos sobre a estrutura e o gerenciamento organizacional, bem como as possibilidades abertas por este tipo de tecnologia para o aperfeiçoamento e integração dos negócios internos e externos das empresas.

Foi evidenciada a importância da tecnologia da informação como fator indispensável para o processo de criação e desenvolvimento de capacitação tecnológica. Foram apresentados os principais impactos desse tipo de tecnologia sobre o ambiente organizacional, principalmente com relação às mudanças na natureza do trabalho, às transformações no gerenciamento e na estrutura das empresas e com respeito à integração dos negócios dentro e fora das empresas.

Os principais benefícios obtidos com EDI são os seguintes: redução de estoques, racionalização e desburocratização dos processos e procedimentos, racionalização de custos (horas-homem, transportes de insumos e produtos, combustível e papel, dentre outros), confiabilidade nas informações, agilidade e maior precisão na troca de documentos e coleta de informações dos clientes, com minimização dos erros de manipulação dos dados. Constitui uma valiosa ajuda para controle mais efetivo da produção. Também podem ser obtidas melhorias de atendimento ao cliente, mais agilidade nas entregas e maior fidelidade nas parcerias comerciais, aumentando a aliança estratégica entre empresas.

É por meio dos conceitos que se visualizam os relacionamentos com metas e objetivos comuns da filosofia just in time, especificamente quando se trata de comunicações com clientes e fornecedores que também trabalham nesse contexto.

A possibilidade de transmissão direta das necessidades de produção, num sistema puxado de acordo com as quantidades realmente necessárias entre empresas fornecedoras, visualiza-se cada vez mais como uma realidade presente uma vez que tecnologicamente muitos recursos já estão disponíveis.

O envio eletrônico de informação entre empresas em formato tipo kanban eletrônico, em sistemas próprios, deve significar mudança nas organizações, no sentido de se interligarem com formatos padronizados para controle de produção consistente com os sistemas produtivos de cada empresa, o que implica atualmente em muitas dificuldades.

O relacionamento JIT entre empresas não se limita a sistemas interligados de produção puxada, mas trata-se de novas regras de relacionamento geral entre empresas, a todo nível. As empresas que estão trabalhando para implantar a filosofia JIT não têm experiência suficiente para estabelecer o relacionamento com fornecedores num nível tão avançado. Essas novas tecnologias de informação podem ajudar a estabelecer sistemas simples de comunicação entre empresas que, no futuro e progressivamente, se incorporem não somente aos sistemas de vendas e compras de produtos, mas também aos sistemas de controle simplificados, em nível de chão de fábrica, numa efetiva integração de sistemas de informação interna e entre as empresas.

A estratégia empresarial de investir em tecnologia da informação deve ser precedida ou vir acompanhada por transformações profundas na política de recursos humanos, de modo a formar uma força de trabalho compatível com essa tecnologia; isto é, pessoas com pensamentos próprios, capazes de tomar decisões, assumir responsabilidades e de espírito criativo e inovador.



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