São inimigos da Qualidade:

  • Espera na linha de produção ou na execução de serviços
  • Quebra de máquinas e equipamentos
  • Falhas de manutenção dos equipamentos
  • Informações erradas e demoradas
  • Excesso de manuseio
  • Alterações no pedido
  • Contratações inadequadas
  • Burocracia inútil
  • Fluxos de processo atravancados
  • Desconhecimento do processo utilizado
  • Irresponsabilidade do profissional executor
  • Mau treinamento do funcionário e orientação incompleta
  • Ausência de comprometimento participativo.


Treinamento adequado de funcionários

Algumas dificuldades na gestão da qualidade nas empresas foram identificadas por J. D. Wood,:


  • Conflitos entre os programas de qualidade e as diretrizes da empresa.
  • Conflito entre objetivos de curto e médio prazo.
  • O programa de qualidade absorve todos os problemas da organização, mesmo os que não consegue resolver.
  • Cisão em dois grupos – "evangelistas" (que acreditam na implantação do processo de qualidade) e "céticos" (ao contrário, não acreditam).
  • O programa de qualidade alimenta a si próprio em vez de servir aos propósitos maiores da empresa.
  • Os benefícios alcançados pelo programa de qualidade são intangíveis ou desproporcionais aos esforços realizados.


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