Na concepção clássica, o fabricante elabora seu produto e o oferece ao consumidor, sem atentar às necessidades específicas deste. A nova concepção da qualidade traz as atenções de todos para o consumidor, que é aquele para quem afinal se destina o produto.

Não se consegue isso sem envolver todas as pessoas da empresa. Por isso, a filosofia da qualidade na empresa é um Sistema Total e o controle da qualidade é chamado Controle da Qualidade Total.


A Qualidade é o principal fator que o consumidor busca ao decidir-se pela aquisição de um produto ou serviço. Qualidade pode ser entendida como o atendimento das necessidades ou aspirações do usuário, seja ele uma pessoa ou uma empresa.

Clientes raramente apresentam voluntariamente sua avaliação sobre a qualidade do serviço à organização de serviços. Clientes insatisfeitos muitas vezes param de usar ou comprar o serviço sem dar indicações que permitam a tomada de ações corretivas. Confiar nas reclamações dos clientes, como medida da satisfação do cliente, pode levar a conclusões enganosas.


A avaliação da satisfação deverá enfocar a extensão de como as especificações e o processo de fornecimento do serviço atendem as necessidades do cliente. Uma organização de serviços sempre pensa que está fornecendo um bom serviço; mas o cliente pode não concordar, o que indica especificações, processos ou medições inadequados.



Copyright © 2010 AIEC.