Todos os elementos, aspectos e componentes referentes ao sistema da qualidade devem ser avaliados periodicamente e ser submetidos a auditorias internas.


Auditorias devem ser executadas, a fim de determinar se os vários elementos dentro de um sistema de gestão da qualidade são eficazes em atingir os objetivos da qualidade estabelecidos.

Com esse propósito, a administração da empresa deve formular e estabelecer o plano apropriado de auditoria.


A auditoria da qualidade é o exame sistemático e independente para determinar se as atividades e resultados relacionados à qualidade satisfazem disposições planejadas e se essas disposições estão eficazmente implementadas e são adequadas para atender os objetivos.

A auditoria da qualidade se aplica tipicamente a um sistema da qualidade ou seus elementos, a processos, a produtos ou serviços.

Tais auditorias freqüentemente são chamadas auditoria da qualidade do processo, como também auditoria da qualidade do produto.


O principal motivo de uma auditoria da qualidade é avaliar a necessidade de melhoria ou ação corretiva. Auditoria não deve ser confundida com atividades de avaliação ou inspeção, normalmente executadas com o único propósito de controle do processo ou aceitação do produto. As auditorias da qualidade podem ser executadas para propósitos internos e externos.



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