1 - Controle de qualidade

Controle de qualidade tem por objetivo, estabelecer e controlar a qualidade, em todos os estágios da vida de um produto; ou seja, a sua concepção, produção e utilização. É o controle integral da qualidade.

O Controle de qualidade comporta duas funções:

1) Anteriores ao processamento

• Ajuda a definir a matéria-prima;
• Garante a conformidade dessa matéria-prima;
• Avalia a capacidade qualitativa dos meios de produção.

2) Posteriores ao processamento

• Garante a conformidade do produto (evita retornos, reclamações, perdas de prestígio etc.);
• Põe em prática um sistema de prevenção sistemática, que permite evitar retornos e minimizar a influência dos defeitos.
Detecta os defeitos, localiza-os corretamente, classifica-os, analisa as causas, ajuda a definir as correções e as classifica por ordem de rentabilidade.

O caráter dinâmico e integral do Departamento de Controle de Qualidade participa em todas as fases do ciclo de criação de um produto. Ao recolher informações, analisar e tirar delas ensinamentos para o futuro contribui largamente para o êxito de um produto e, implicitamente, da empresa que o produz, comercializa ou consome.



Copyright © 2010 AIEC.