Ao final do ano de 2008 as normas ISO tiveram uma nova versão em que algumas diferenças em relação aos parâmetros estabelecidos anteriormente na versão 2000 apresentavam. Tornou-se válida no Brasil como NBR ISO 9001:2008 a partir de janeiro de 2009.
A ISO 9001:2008 define qualidade para o processo do desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia do sistema de gestão para aumentar a satisfação do cliente através do atendimento aos seus requisitos e ao alcançar resultados desejados.

As diferenças básicas entre a norma 2000 e a de 2008 são:
• Controles dos processos terceirizados
• Definir os documentos e registros necessários para garantir a eficácia dos processos
• Avaliar o atingimento dos treinamentos funcionais
• Avaliar as condições do ambiente de trabalho para atingir a conformidade com os requisitos do produto tais como salas limpas, precauções anti-estática e controles de higiene
• Verificar a qualidade do serviço antes, durante e depois da entrega
• Estabelecer meios que indiquem como está a satisfação do cliente
• Medição da não conformidade após a entrega ou uso do produto



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