Em
resumo: a necessidade de a empresa se organizar e manter sob controle
seus fatores técnicos, administrativos e humanos - para que ela
possa atingir seus objetivos; a importância no atendimento às
expectativas e necessidades da empresa e dos clientes; as considerações
sobre os riscos, custos e benefícios não só para
a empresa, mas também para os clientes, segundo a norma - são
fatores que devem ser levados em consideração para que
um efetivo sistema de qualidade seja concebido.
Manutenção
do padrão de qualidade
A
norma também faz considerações sobre a necessidade
de a empresa preocupar-se com os fatores que contribuem para o seu sucesso.
Um sistema da qualidade aplica-se tipicamente a todas as atividades
de uma organização. Na norma, é apresentado um
ciclo da qualidade que inicia com atribuições do marketing
e continua com: engenharia de projeto, especificação e
desenvolvimento do produto, aquisição, planejamento e
desenvolvimento do processo, produção, inspeção,
ensaios e exames, embalagem, armazenamentos, vendas e distribuição,
instalação e operação, assistência
técnica e manutenção. É levado em conta
desde a responsabilidade do fornecedor até um fator muitas vezes
esquecido, como a necessidade de instrução sobre a eliminação
após o uso.
As normas ISO podem servir como base ou alavanca
para a prática permanente da filosofia da Qualidade
Total dentro da empresa, especialmente na sua integração
com a GQT.