Em resumo: a necessidade de a empresa se organizar e manter sob controle seus fatores técnicos, administrativos e humanos - para que ela possa atingir seus objetivos; a importância no atendimento às expectativas e necessidades da empresa e dos clientes; as considerações sobre os riscos, custos e benefícios não só para a empresa, mas também para os clientes, segundo a norma - são fatores que devem ser levados em consideração para que um efetivo sistema de qualidade seja concebido.


Manutenção do padrão de qualidade

A norma também faz considerações sobre a necessidade de a empresa preocupar-se com os fatores que contribuem para o seu sucesso.

Um sistema da qualidade aplica-se tipicamente a todas as atividades de uma organização. Na norma, é apresentado um ciclo da qualidade que inicia com atribuições do marketing e continua com: engenharia de projeto, especificação e desenvolvimento do produto, aquisição, planejamento e desenvolvimento do processo, produção, inspeção, ensaios e exames, embalagem, armazenamentos, vendas e distribuição, instalação e operação, assistência técnica e manutenção. É levado em conta desde a responsabilidade do fornecedor até um fator muitas vezes esquecido, como a necessidade de instrução sobre a eliminação após o uso.


As normas ISO podem servir como base ou alavanca para a prática permanente da filosofia da Qualidade Total dentro da empresa, especialmente na sua integração com a GQT.


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