O consumidor, ao adquirir um produto ou serviço dessa empresa, saberá que terá adquirido algo que é o resultado de um processo sob controle e, portanto, quando precisar adquiri-lo novamente terá a manutenção de sua satisfação assegurada devido a pouca variação, em relação à sua última compra. A certificação por si só não garante que, ao se fazer a primeira compra do produto, sejam atendidas as necessidades e, muito menos, supere as expectativas (implícitas ou explícitas). Isso ocorre porque uma empresa pode ter a certificação e não estar afinada com as características do produto ou serviço que o mercado consumidor espera. Ou então, pode estar certificada para produtos que não possuam mercado atrativo, causando baixas vendas e, conseqüentemente, pouca lucratividade.

Benefícios da Certificação


Para o fabricante :

  • Marketing – melhor imagem, maior competitividade;
  • Preservação de clientes estratégicos;
  • Possibilidade de exportação;
  • Maior participação no mercado;
  • Aumento do lucro;
  • Satisfação do acionista;
  • Sobrevivência da empresa;
  • Satisfação dos funcionários;
  • Melhoria nos processos produtivos.




Para o consumidor:

  • Certeza de que está adquirindo produtos controlados e testados conforme as normas;
  • Satisfação em relação aos produtos e serviços;
  • Redução de custos;
  • Melhor atendimento em caso de reclamação;
  • Garantia de troca e consertos.

Esse é um sistema que, além de outros aspectos, envolve a gestão de uma organização de maneira integrada e participativa, com todos os diferentes agentes do mundo dos negócios:

• clientes externos (mercado consumidor);
• clientes internos (funcionários);
• acionistas (depositantes da confiança no sucesso do empreendimento).



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