A norma ISO 9001 designa ser preciso ter procedimentos para controle do projeto do produto. Estando satisfeito esse aspecto, a empresa atende parte do requisito da norma.

A empresa que tenha, além dos procedimentos, um canal aberto para a participação ativa dos seus clientes, na concepção do produto ou serviço, estaria agindo dentro dos princípios da qualidade total. Um exemplo seria reunir os seus principais clientes, de tempos em tempos para discutir o nível de satisfação. A ISO não determina essa boa prática administrativa como sendo requisito para certificação; mas muitos procedimentos, como esse, podem ser agregados a ela com o objetivo de manter e melhorar a qualidade.

Nenhuma empresa possui qualidade total, sem antes ter um sistema da qualidade estruturado. Falar em qualidade total, sem ter as atividades que interagem direta ou indiretamente sobre o resultado (produto ou serviço) e de forma estruturada, é agir caoticamente.


Melhoria da produtividade

As empresas que buscam a excelência e pretendem ser competitivas numa economia de mercado globalizada devem pensar sob dois aspectos: em primeiro, sistematizar as atividades, formalizando o sistema da qualidade (se for de interesse estratégico da organização, pode pretender a certificação internacional). Depois, implementar um sistema de qualidade total, entendendo o lado humano da qualidade. Seguindo esses passos, a empresa garante a uniformidade nos produtos e serviços comercializados, a manutenção do atendimento das necessidades e expectativas do cliente, e tornando a empresa voltada ao público.



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