Gestão da Qualidade
deve estar preparada para partilhar alguns dos seus poderes e responsabilidades e ouvir, cuidadosamente, os pontos de vista dos empregados, envolvendo a todos e atuando de acordo com as sugestões deles.

Todos os resultados adquiridos devem ter reconhecimento. O sucesso deve ser recompensado com incentivos e, principalmente, reconhecimento.

Os processos podem ser continuamente avaliados por meio de indicadores de resultados, internos e externos. A partir dessas avaliações, podem desenvolver-se planos de ação que se aproximem cada vez mais dos objetivos propostos.

Se a gestão souber apreciar e entender as diversas teorias e métodos de motivação e, em seguida, conseguir integrá-las à empresa com todas as suas implicações é porque está apta a criar um ambiente organizacional dentro do contexto da Gestão de Qualidade Total. Os resultados aparecerão naturalmente permitindo diferencial competitivo maior para a empresa que aplicar essas técnicas.

Alguns dos resultados são:

• conquista de mais mercados;
• maior satisfação dos consumidores;
• mais produção;
• mais vendas.

A política da empresa deve centrar-se na satisfação dos consumidores. Conclui-se que a criação de um produto ou serviço excelente gera reações como:

• maior número de clientes satisfeitos;
• aumento de vendas e da produção;
• mais consumidores satisfeitos;
• novamente mais vendas.



Copyright © 2010 AIEC.