| Resumo
Gestão da Qualidade Total – GQT é um método de administração de empresas, cujo foco é a melhoria de resultados, por meio da busca contínua da satisfação das pessoas que compõem o sistema como: clientes, empregados, acionistas e comunidade. O gerenciamento deve ser medido por meio de propriedades do produto ou serviço (qualidade intrínseca); custos; prazos de entrega; qualificação do pessoal; segurança e meio ambiente. A GQT é a filosofia de administração, segundo a
qual a empresa deve proporcionar satisfação total ao cliente.
Na GQT, o controle da qualidade é exercido por todas as pessoas
da organização, pertencentes a todos os níveis hierárquicos. Cabe ao nível operacional o gerenciamento da rotina ou gerenciamento pela organização. É o controle do trabalho cotidiano e o estabelecimento de padrões e a manutenção destes padrões, visando sempre melhoria. O ambiente propício é obtido com a prática dos “5 sensos” (senso de utilização, de ordenação, de limpeza, de higiene e de auto-disciplina). O gerenciamento por diretrizes utiliza as técnicas de planejamento estratégico e de administração por objetivos. O gerenciamento do potencial humano é administrado pelas políticas de recursos humanos da empresa. O gerenciamento da rotina diária é obtido pela padronização dos processos, do emprego do método PDCA, do controle estatístico do processo, do emprego das ferramentas da Qualidade para a análise de anomalias e não conformidades que o resultado do processo possa estar apresentando. A excelência organizacional fundamenta-se nos fatores: liderança; processos; recursos humanos; recursos tecnológicos; recursos de informação; recursos financeiros e recursos externos. A satisfação de todos os agentes envolvidos no processo também é fundada em certificações de qualidade do tipo ISO 9000, que possuem o objetivo de criar a qualidade constante nos procedimentos produtivos. As empresas atuais buscam mais e mais melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços, de modo a satisfazer as necessidades da sociedade, a qual exige melhor performance dos produtos e serviços fornecidos. |
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