2 - Definição da qualidade


Qualidade é palavra familiar a todos e tem grande variedade de utilizações e significados. As interpretações, normalmente dadas a esse vocábulo, na verdade, escondem a necessidade de definir a Qualidade do produto ou serviço em modo operativo.



O que é Qualidade?

  • Atendimento às reais expectativas dos clientes ou usuários.
  • Gerenciamento de cada um dos processos da organização buscando melhorá-lo continuamente.
  • Busca, sempre que possível, a perfeita execução dos serviços.
  • Garantia de qualidade em todos os processos executados dentro do ambiente produtivo.
  • Capacitação de todos os recursos humanos para bem executar suas atividades.
  • Busca da participação dos funcionários em todos os assuntos no seu trabalho.

Conceitos de Qualidade

Qualidade é a conformidade com as especificações.
(Crosby) - CONTROLE

Qualidade é o grau de excelência de um produto a um preço compatível e com variabilidade controlada, a um custo aceitável.
(Broh) - OTIMIZAÇÃO

Qualidade é adequação ao uso.
(Juran)

Qualidade é a capacidade de satisfazer desejos.
(Deming)

Qualidade consiste no produto possuir características que atendem as necessidades dos clientes.
(Juran)

Qualidade é a totalidade das propriedades e características de um produto ou serviço que lhe conferem capacidade de satisfazer necessidades explícitas ou implícitas.
(ISO, 1986)



Copyright © 2004 AIEC.