O surgimento de novas tecnologias e a crescente complexidade dos produtos, entre outros fatores, resultou numa crescente demanda por novos produtos. Estes produtos foram sendo projetados para segmentos cada vez mais específicos de consumidores. Como conseqüência, a necessidade de projetos cada vez mais direcionados e em número cada vez maior, foi aumentando em muito os custos das empresas a cada novo produto a ser projetado. Para se manterem competitivas, as empresas precisavam lançar novos produtos em espaços de tempo menores. Nesse sentido, as empresas passaram a procurar formas de reduzir esse ciclo procurando assim reduzir seus custos. Uma das soluções adotadas pelas empresas, no início dos anos 1980, foi o aumento do paralelismo das atividades de desenvolvimento. Atividades antes realizadas apenas após o término e a aprovação das atividades prévias são agora antecipadas de forma que seu início não dependa dos demorados ciclos de aprovação.
O sucesso de uma empresa está intimamente associado à sua capacidade de introduzir novos produtos no mercado. Um produto, por sua vez, será tanto mais competitivo quanto maior for seu diferencial com relação aos seus concorrentes no que diz respeito a atendimento das necessidades do consumidor, qualidade e preço. |
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