Outra importante vantagem competitiva é a capacidade de a empresa fazer produtos cada vez melhores, como também reduzir significativamente o seu tempo de desenvolvimento, pois quanto menor for o ciclo de desenvolvimento do produto, maior será a freqüência com que novos produtos podem ser introduzidos no mercado.


Redução do tempo de processo

Diante desse desafio, várias empresas vêm utilizando com sucesso a abordagem da Engenharia Simultânea (ES). O termo foi introduzido no final dos anos 1980 (Histórico) e representa consolidação de outras tendências e iniciativas mais restritas visando a integração do desenvolvimento de produtos. Só nos últimos anos é que a ES adquiriu maior projeção. Hoje ela é um dos pilares para a sustentação da competitividade das empresas.


Treinamento para diminuir o tempo de produção

Na busca por maior competitividade, muitas empresas têm investido fortemente em ferramentas computacionais e em treinamento para seus engenheiros na utilização das mesmas. Entretanto, a utilização de modernas ferramentas não é suficiente para atingir os objetivos de redução do tempo de desenvolvimento e melhoria da qualidade que o mercado exige. É necessária a prática da Engenharia Simultânea.



Copyright © 2010 AIEC.