Essa abordagem procura fazer que as pessoas envolvidas em pesquisa e desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de desenvolvimento do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes. A partir dessa definição surgiram outras.


O conceito de Engenharia simultânea – ES tornou-se mais abrangente, podendo incluir a cooperação e o consenso entre os envolvidos no desenvolvimento, o emprego de recursos computacionais (CAD/CAM) e a utilização de metodologias de melhoria de qualidade (QFD).

Pode-se projetar um componente na tela do computador (CAD) e transmitir a informação por meio de interfaces de comunicação entre o computador e um sistema de fabricação (CAM), onde o componente será produzido automaticamente numa máquina conforme o projetado.

Um importante aspecto da Engenharia Simultânea é a utilização de ferramentas de simulação computacional para testar os projetos antes mesmo de se construir qualquer protótipo físico.

CAD ( Computer Aided Design - Projeto Assistido por Computador ) - Processo de projeto que se utiliza de técnicas gráficas computadorizadas. Utilização de programas (software) de apoio para auxiliar na resolução de problemas associados ao projeto. Um exemplo de utilização do CAD é em projetos de móveis planejados.

CAM ( Computer Aided Manufacturing - Fabricação Assistida por Computador ) - Processo de fabricação controlado por computador procurando manter um padrão de qualidade na manufatura.

A tecnologia CAD/CAM corresponde à integração das técnicas CAD e CAM num sistema único e completo em que a fabricação de um determinado produto pode ser alterada mais rápida do que em um processo tradicional.



Copyright © 2010 AIEC.