Com base nos conceitos de modelagem de processos de negócios, a Engenharia simultânea é a filosofia utilizada no processo de desenvolvimento (ou alteração) de novos produtos, visando: aumento de qualidade do produto, com foco no cliente; diminuição do ciclo de desenvolvimento e diminuição de custos.

A estratégia tradicional de lançamento e manutenção de um produto no mercado é procurar mantê-lo o máximo de tempo possível na fase de maturidade. Com a concorrência acirrada e a procura por produtos sempre inovadores pelos consumidores as empresas partem para a segunda estratégia que é a de lançamento contínuo de novos produtos de forma a criar uma espécie de fase de maturidade com produtos diferentes e que permanecem por um tempo menor no mercado.

Primeira Estratégia

Segunda Estratégia



A filosofia da ES toma como base a sinergia entre seus agentes, que devem trabalhar em equipes multifuncionais. Essa equipe pode crescer e diminuir ao longo de sua existência, mantendo sempre um mesmo núcleo de pessoas, que acompanham o desenvolvimento. Durante algumas atividades devem fazer parte dessa equipe clientes e fornecedores, quando se trabalhar no conceito de cadeia de suprimentos, conforme a posição da empresa dentro desta cadeia.

O trabalho de equipe tem que ser suportado por recursos, métodos e técnicas integradas de qualidade total, devendo-se sempre enfatizar que o foco do trabalho precisa estar concentrado nas necessidades do cliente.



Copyright © 2010 AIEC.