Resumo

A Engenharia simultânea é a metodologia de trabalho e modelo organizacional que consiste na realização de várias fases de projeto de modo colaborativo e com execução de várias funções de engenharia simultaneamente (ou em paralelo), de forma a reduzir o ciclo de desenvolvimento de novos produtos. É necessário compartilhar informações do mesmo projeto nos vários setores de desenvolvimento, com a atualização contínua da base de dados.

É importante ressaltar que os elementos da empresa envolvidos nessa definição de Engenharia simultânea (atividades, informação, organização e recursos) devem ser considerados no modelo do processo de desenvolvimento de produtos.

A Engenharia simultânea fundamenta-se no conceito de equipes multifuncionais, o que consiste na realização de várias fases de projeto interativamente, envolvendo profissionais de diferentes especialidades desde o início até o final do mesmo, reduzindo o tempo total e melhorando a qualidade do desenvolvimento.

Há também processo de implementação das equipes que obedece a seqüência: estabelecimento de objetivos; definição de metas de performance mensuráveis; formação específica para melhorar a comunicação interpessoal; definição do processo de tomada de decisão.

Essa metodologia recorre a sistemas integrados de gestão de informação e a aplicações de engenharia integradas ao nível do fluxo de informação, sendo necessário garantir sua operabilidade, muitas vezes distribuídas por locais geograficamente distantes.

São necessários fortes relacionamentos entre os departamentos da empresa, para que haja uma constante comunicação, promovendo estreita colaboração entre os membros de um mesmo ou de diferentes setores.

Isto nos remete à utilização de sistemas de informática bem planejados e que se adaptem à velocidade e capacidade de armazenamento de dados necessária para a ES ser implantada corretamente.



Copyright © 2010 AIEC.