Resumo

O desenvolvimento de produtos tem como principal objetivo satisfazer as necessidades atuais e futuras dos consumidores. O desenvolvimento do projeto de produto será caracterizado pelo seu bom desempenho durante o ciclo de produção e pela ausência de defeitos dos produtos, quando adquiridos pelos consumidores.

O processo de desenvolvimento de produtos envolve diferentes áreas da empresa. O departamento de marketing tem papel importante na captação das necessidades dos consumidores (input) e no repasse dessas necessidades aos projetistas. Os projetistas, por sua vez, têm a função de processá-las ou transformá-las em informações, materiais, ou os próprios consumidores em produtos e/ou serviços (output). Portanto, um fator importante para a redução do tempo no desenvolvimento das atividades das áreas envolvidas será a velocidade com que elas são elaboradas pelas equipes que participam do projeto.

A influência desses parâmetros gera sobrecarga de informações na tomada de decisão das equipes envolvidas no projeto, e torna difícil e demorada a seleção das informações necessárias para o desenvolvimento do projeto. Por outro lado, a ausência de dados relevantes leva à perda de tempo em sua busca e, quanto maior for a complexidade de cada projeto, potencialmente maior o tempo demandado para que seja encontrada a informação desejada.

A ES requer que as informações do projeto estejam disponíveis em tempo real, isto é, os dados inseridos devem ser processados on-line, permitindo que as informações estejam disponíveis em outros terminais de um mesmo sistema on-line.

A ES procura antecipadamente estudar todas as possíveis mudanças ou interferências que possam afetar o projeto, pois as modificações na fase inicial representam menores custos que as futuras.

São várias as melhorias associadas ao uso dos conceitos da ES. As mudanças que ocorrem na fase inicial da implantação e os benefícios obtidos são descritos como: melhoria na comunicação; melhor visualização do projeto; maior participação das pessoas de diferentes áreas nas decisões e aumento no número de alternativas de configurações analisadas.

Conclui-se que há quatro diferenças básicas entre o sistema tradicional e o sistema que utiliza a ES: desenvolvimento simultâneo, trabalho em equipe, comunicação intensa e lideranças integradoras.



Copyright © 2010 AIEC.