1 - A terceirização no modelo administrativo atual


A Terceirização da Produção (TS) veio demonstrar a idéia de que, no ambiente industrial, os formatos rígidos das organizações que utilizam os modelos fordista e taylorista já estão sendo substituídos por uma arquitetura mais flexível.

As estratégias de crescimento convencional do processo produtivo custam caro e reduzem lucros. Custam caro porque a empresa tem de investir em novos ativos, seja construindo-os desde o início (ampliação ou construção de uma fábrica, por exemplo), seja adquirindo ativos existentes no mercado (compra de equipamentos, por exemplo). Reduzem lucros porque as margens de lucro devem manter-se reduzidas por algum tempo para pagar o investimento. Essa é a razão porque o “crescimento alavancado”, no qual se utilizam ativos de terceiros, está ganhando força em todo o mundo.

Crescer de forma alavancada não significa, necessariamente, abrir mão do lucro, como pensam muitos executivos. Ao aproveitar os ativos de outras companhias para crescer, uma empresa pode ter os benefícios de uma etapa da sua produção realizada, sem custear uma atividade que não é a sua atividade-fim.



Copyright © 2010 AIEC.