O objetivo explícito da estrutura organizacional é o controle do funcionamento organizacional, de forma cada vez mais calculável e previsível.


A burocracia, legitimada pelo poder racional e legal, é vista como sistema social formal, impessoal, dirigido por administradores profissionais, fortemente organizado, planejado e controlado por documentos.

Objetiva atingir alto grau de precisão, rapidez, continuidade, uniformidade, eficiência etc., apresentando como principal vantagem, a previsibilidade do comportamento dos indivíduos da organização.

Devido ao aumento da capacidade tecnológica, desencadeada nas últimas décadas, e à globalização da concorrência, em que as organizações procuram cada vez mais ganho de competitividade e agilidade frente às mudanças, surge a necessidade de adaptação a cenários cada vez menos previsíveis.

Autores como Tom Burns, críticos da burocracia, de forma ideológica ou científica, indagam se o seu caráter previsível realmente está de acordo com as exigências inovadoras e atuais, quando as empresas tendem a se transformar rapidamente para sobreviver em um ambiente de mercado globalizado e mutante.



Copyright © 2010 AIEC.