2 - Conceitos e definições


Terceirização (em inglês outsourcing, fornecimento de fora) significa a tendência das grandes empresas para subcontratarem outras firmas para assumir funções auxiliares (faxina, segurança, cozinha, transporte) ou diretamente ligadas ao processo produtivo (manutenção, ferramentas, setores com emprego intensivo de mão-de-obra e menor uso de maquinaria) ou ainda fornecer componentes prontos. A ampliação deste conceito engloba a possibilidade de transferir uma parte ou até mesmo a totalidade de sua produção, ou atividade-fim, para outras empresas.

Algumas empresas já terceirizam parte ou toda a produção, ficando apenas com a administração da marca e das patentes.

Terceirização da produção é a transferência de uma operação de produção de manufatura ou de serviços para uma outra empresa para se obter redução de custos ou melhoria de qualidade.


Terceirização da produção de componentes

Não devemos confundir o conceito de terceirização (outsoucing) com o conceito de Offshoring, que é a transferência de uma operação de produção de manufatura ou de serviços de uma empresa, ou mesmo da empresa toda, de um local para outro local (seja uma cidade, um estado ou mesmo um país) onde se obtenha redução de custos ou melhoria da qualidade. Geralmente se justifica uma operação de offshoring pela redução de impostos ou de custos com mão de obra.

Offshoring

O conceito de terceirização, antes utilizado somente em setores como conservação, portaria e telefonia, dentre outros, avança rapidamente para as operações de fábrica. Essa tendência liga o fabricante aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores e operadores, reduzindo estoques, aumentando a qualidade de produtos e serviços e fornecendo a flexibilidade necessária para acompanhar o ritmo das demandas flutuantes.

Terceirização de atividades meio



Copyright © 2010 AIEC.