A qualidade dos serviços terceirizados começa pela maneira como as empresas clientes selecionam seus futuros parceiros. Pode considerar-se que as empresas capacitadas para assumir um processo de terceirização necessitam apresentar:
  • política de administração de fácil auditagem e controle;
  • know-how apropriado para sua especialização;
  • qualidade e custos competitivos no mercado;
  • infra-estrutura e logística compatível com suas atividades.
  • capacitação técnica dos recursos humanos;
  • regularidade no cumprimento de prazos;
  • capacidade de modernização de seus equipamentos e atualização de seus funcionários.

Convém examinar se a empresa contratada para os serviços terceirizados possui a documentação e as condições a seguir:

Documentação e condições adequadas

• contrato social e alterações contratuais;
• responsabilidade dos sócios, tanto legais como contratuais;
• seguros para acidentes de trabalho;
• capital social compatível com o faturamento;
• relacionamento com instituições financeiras, nos últimos dois anos;
• bens imóveis para garantia de futuras condenações;
• estrutura patrimonial – últimos balanços;
curriculum dos executivos e do pessoal de primeira linha;
• informações comerciais e financeiras;
• composição da folha de pagamento – fórmulas e relatórios;
• data e forma de pagamento de salários e adicionais;
• contratos individuais da jornada de trabalho;
• contrato inter-empresarial de serviço ou produção;
• últimas convenções coletivas de trabalho, tanto da tomadora como da prestadora;
• decisões judiciais (Justiça Federal e do Trabalho);
• corpo jurídico próprio ou terceirizado;
• decisões administrativas (trabalho e previdência);
• F.G.T.S dos funcionários pagos em dia;
• registro de empregados;
• autorização do Ministério do Trabalho, no caso de cessão de mão-de- obra temporária.

A ISO 9000 é o melhor exemplo da importância do terceiro para a incorporação de um processo de qualidade total.
Nas suas normas se observa um conjunto de requisitos que orienta as relações entre contratantes e fornecedores tendo como objetivo a obtenção e manutenção da qualidade.


Cuidados básicos na contratação da empresa terceirizada

• A empresa terceirizada tem que estar alinhada com a estratégia da empresa que terceiriza.
• Tomar referências da empresa e fazer uma análise dos profissionais que nela atuam.
• A terceirizada deverá ter uma qualidade técnica comprovada nos serviços prestados.
• A terceirizada deve ter compromisso com os resultados.
• A terceirizada deve respeitar a cultura e características da empresa que terceiriza.



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