TPM – Manutenção Produtiva Total - É uma estratégia de gestão dos equipamentos, concebida para alcançar a máxima eficiência por meio do envolvimento dos seus operadores. De fato, o operador é a pessoa mais importante na manutenção, pois mantém contato permanente com a máquina. Usando os cinco sentidos, ele pode constatar diversos problemas no equipamento. O TPM desenvolve os sentidos do operador a sua competência técnica, de forma que possam garantir o funcionamento mais confiável das linhas de produção.

A competência adquirida mediante formação e treino tem o nome de Manutenção Autônoma e constitui o fundamento principal do TPM. Evidentemente, a produção é questão complexa, na qual muita gente está envolvida. Os equipamentos podem falhar devido à concepção e as linhas de produção, podem parar devido a defeitos nos materiais. Contudo, com o TPM podem ser identificadas as causas originais dos problemas. Pode, então, dialogar-se com o fornecedor dos equipamentos, o departamento de concepção e desenvolvimento e os responsáveis da empresa, de forma a encontrar soluções duradouras. Os técnicos de manutenção, mais libertos de algumas tarefas rotineiras podem dedicar-se a outras de nível mais elevado.

Com o TPM, o senso crítico de todos os colaboradores é aproveitado porque se cria um ambiente de trabalho vigoroso e entusiasta o qual, no médio prazo, se traduz em benefícios e vantagens competitivas.



Copyright © 2010 AIEC.