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Muitas empresas encontram-se em processo de adaptação; procuram abandonar características rígidas, para adotar postura mais flexível e menos centralizadora; introduzem inovações organizacionais de impacto, estruturando-se em unidades de negócios, franquias e terceirização produtiva para responder mais rápido ao mercado, com produtos de qualidade e preços competitivos.
A terceirização tem-se consolidado como tendência crescente nas empresas brasileiras. Após a primeira etapa (em que se limitava às atividades de manutenção de equipamentos, limpeza, segurança, transporte e alimentação), vem-se estendendo ao processo produtivo dentro da própria planta industrial ou espaço físico. Cada vez mais, as empresas no Brasil contratam as partes mais simples de seus produtos. Essa tendência é praticamente irreversível, já que é utilizada em larga escala, por exemplo, nas maiores montadoras do País. A fabricação de componentes de veículos é feita por empresas contratadas e especializadas em fabricar determinados itens cabendo à contratante a função de montadora destes componentes.
Passar para terceiros parte da produção Devido ao processo de globalização, da complexa legislação trabalhista no Brasil e da necessidade estratégica de se concentrar em suas atividades-fim, as empresas também tiveram que buscar alternativas para o gerenciamento da sua mão-de-obra e transferir parte de sua produção para terceiros – a fim de reduzirem custos e administrarem melhor, a produção para continuarem competitivas. |
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