Resumo

A descentralização e a flexibilidade das decisões tornam-se mais freqüentes na administração das empresas modernas. O ambiente de co-responsabilidade faz trabalhadores sentirem-se parceiros. Fornecedores e clientes passam a ser elos de uma cadeia única de produção.

A terceirização se transforma em poderoso instrumento de viabilização de relações sociais mais interdependentes e, conseqüentemente, mais responsáveis e equilibradas. O grande mérito da terceirização é o inegável incentivo que oferece à criatividade e à descoberta de novas vocações de empreendedores.

Terceirizando os serviços que não fazem parte do objetivo comercial e industrial por meio de empresa terceirizada idônea e realmente especializada nos serviços que se propõe a realizar, o cliente terá mais tempo para dedicar-se à sua atividade principal, reduzindo o número de funcionários em folha de pagamento e, conseqüentemente, os encargos e o risco de ativo trabalhista.

O movimento sindical tem tornado onerosa a prestação dos serviços em vários ramos de atividades, conquistando pisos salariais altos. Com a terceirização, os funcionários alocados são regidos por suas respectivas categorias (segurança, porteiros, zeladores, faxineiras etc.) o que, em geral, barateia o custo da mão-de-obra em função da categoria predominante do cliente.

As conseqüências positivas da terceirização são enumeradas assim: gera desburocratização; alivia a estrutura organizacional; proporciona melhor qualidade na prestação de serviços, contribui para a melhoria do produto final; traz mais especialização na prestação de serviços; possibilita maior eficácia empresarial; aumenta a flexibilidade da empresa; proporciona mais agilidade decisória e administrativa; simplifica a organização; incrementa a produtividade; proporciona maior tempo para deliberação de assuntos importantes da empresa; libera a empresa de responsabilidades trabalhistas e torna rápida a substituição de funcionários; têm como consequências a economia de recursos humanos, materiais, de equipamentos, econômicos e financeiros; transforma custos fixos em variáveis e economia de escala; elimina a capacidade ociosa; aumenta a capacidade de produção; redução de tempos na escala produtiva até o produto acabado; aumenta a qualidade dos serviços executados nas atividades-meio; permite excelência do produto; aumenta a competitividade.

É importante conhecer profundamente seu parceiro de serviços ou produtos terceirizados e conseguir dele um comprometimento na conquista dos resultados. Estes são fatores fundamentais para o sucesso de um projeto de terceirização. Quando uma empresa decide contratar outra para substituir determinada etapa do processo produtivo é fundamental verificar se a empresa terceirizada possui de fato a capacidade, a tradição e a qualidade exigidas para assumir as funções contratadas.



Copyright © 2010 AIEC.