Definido o que, quanto e quando terceirizar, faz-se necessário que o processo de contratação com o fornecedor atente para aspectos importantes, os quais assegurem a continuidade da relação que se inicia.

O estabelecimento dos níveis de trabalho, a possibilidade de aferição da qualidade dos serviços e produtos, a garantia de confidencialidade das bases contratadas, o acompanhamento dos custos de produção formas de auditoria e condições para subcontratação, além de plano de contingência, são fatores a serem registrados pelas partes.

No âmbito interno, a terceirização exige a preparação das organizações para administrar a nova realidade. Não apenas atividades deixarão de ser realizadas, mas aos profissionais e técnicos caberá ampliar seu espectro de atuação, incorporando funções de gerência e acompanhamento dos serviços e produtos contratados junto a terceiros.

Trabalhador multifuncional

Como evolução do processo de terceirização tem-se a quarteirização. Vendida por alguns como “solução para todos os problemas”, capaz de produzir espetaculares resultados, a terceirização é de fato uma das alternativas que se colocam às empresas no sentido de se capacitarem para atender às demandas cada vez maiores e complexas de seus clientes e usuários.


A terceirização, como qualquer processo de mudança, gera desconforto, exigindo dos gestores conhecimento profundo e postura clara dos objetivos a serem alcançados.



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