Como todo processo de mudança organizacional lida com seres humanos (com comportamentos variáveis, conforme suas motivações e interesses, crenças e valores), conflitos e resistências às mudanças poderão ocorrer, caso, algumas providências não sejam tomadas.

Os principais problemas enfrentados no processo de terceirização com seres humanos são:

  • resistência interna do pessoal técnico;
  • falta de capacitação/qualificação do parceiro;
  • dificuldades com as interfaces;
  • pessoal interno sem habilidade ao lidar com terceiros;
  • resistência interna dos usuários;
  • perda de controle sobre a qualidade;
  • perda de controle sobre os prazos;
  • cultura do parceiro sem adaptação ao padrão;
  • falta de idoneidade do parceiro;
  • reclamações trabalhistas;
  • perda do controle da estratégia da informatização;
  • perda do controle sobre os custos;
  • vazamento de informações confidenciais.

Em primeiro lugar estão os fatores interpessoais e em segundo, a perda do controle administrativo. A maioria dos problemas é originada em equipes internas, sendo difícil esperar previsibilidade do comportamento humano dos externos, por não se caracterizar na relação empresa-empregado.



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