Resumo

Um dos principais trunfos da terceirização está no ganho da competitividade empresarial e no desenvolvimento de parcerias onde todos ganham.

A terceirização da mão-de-obra reduz o custo fixo da empresa com encargos trabalhistas. Muitas empresas já trabalham com sistema que possibilita a manutenção de estrutura mínima e aumento da lucratividade. Em épocas de crescimento da produção, como campanhas políticas e competições esportivas, as empresas prestadoras de serviços terceirizados são peça fundamental, porque muitas empresas contratantes não têm condições de manter uma estrutura para atender demanda temporária.

A terceirização também traz vantagens para a contratada que pode trabalhar com vários clientes e aproveitar toda a sua capacidade de produção. Além disso, a maioria das empresas que terceirizam investem na contratada, custeando cursos de aprendizado e de treinamento.
A terceirização pode trazer desvantagens como a perda do controle de qualidade, por parte da empresa que contrata, e falhas nos prazos de entrega. Por isso, a terceirização precisa ser uma parceria entre indústria e empresa contratada. Pensando nisso, muitas indústrias abrigam as contratadas dentro das suas instalações e firmam contratos de exclusividade que favorecem a ambas.

Uma das principais preocupações das empresas modernas é com a manutenção do foco em sua atividade principal. Por esse motivo, o processo de terceirização continua sendo adotado mundialmente, por companhias dos mais variados portes e segmentos.
Esse processo, entretanto, pode ocultar alguns riscos se não for realizado de forma adequada ou com o auxílio de parceiro especializado e competente.

A terceirização é, sem dúvida, poderosa e influente realidade mundial. Fatores que vem impulsionando a terceirização tem sido a necessidade de obter maior flexibilidade, aumentar a eficiência e a competitividade, além de reduzir os custos diante dos ciclos recessivos vividos pela empresa.

Os benefícios sobre o sistema produtivo decorrente da terceirização são inúmeros, a começar pela flexibilização que a empresa adquire, podendo ajustar demandas, produção e custos de acordo com suas necessidades.

A terceirização tem, por solução, a valorização do conceito administrativo, pela redução de tarefas, ausência de responsabilidades trabalhistas e suas implicações. Terceirizar é passar o que não é a verdadeira vocação da empresa a parceiros idôneos e especialistas.

A qualidade dos serviços terceirizados começa pela maneira como as empresas selecionam seus futuros parceiros.

O ideal, no método de seleção; seria convocar pelo menos três empresas, após a checagem. Buscar informações em departamentos como o de recursos humanos, jurídico e produção, avaliar os equipamentos utilizados pela empresa e até mesmo conhecer as suas instalações.

Outro ponto importante inovador é ouvir os empregados do futuro parceiro, conversar com empresas que já utilizam os seus serviços, conhecer os planejamentos a curto e longo prazo e, principalmente, a filosofia central da empresa. Após todos esses levantamentos, o resultado final certamente restringirá os riscos.

A mesma empresa pode utilizar diferentes modelos de flexibilidade em seus vários níveis.

A inovação é importante para a diversificação da produção e, conseqüentemente, para a competitividade das empresas de nichos de mercados e de alta tecnologia. Entretanto, o sentido principal da inovação está na criação de novos produtos ou novos métodos.
Diferentes fábricas da mesma empresa podem trabalhar os diversos níveis de flexibilidade. Os modelos de organização flexível adotados pelas empresas são a combinação de uma série de características corporativas e dos diferentes níveis em que ocorre essa flexibilidade. Podem verificar-se os níveis em que há flexibilidade na organização interna da produção (equipamentos, métodos e processos; organização do trabalho funcional e variedade de produtos); do mercado de trabalho (demanda de novas habilidades e flexibilidade numérica); das relações entre empresas (subcontratação, joint ventures, pesquisa e desenvolvimento conjunto e entrega just in time); na flexibilidade em processos e produtos e flexibilidade de demanda.



Copyright © 2010 AIEC.