1 - Modelos de gestão pós-Taylor

Vamos agora tratar do modelo de organização e novos modelos de gestão surgidos no pós-guerra.


Modelo de organização – Conjunto de características que definem a organização e a forma como é administrada. É o produto da utilização de um conjunto de técnicas e doutrinas. Por exemplo: as empresas de modelo de administração japonês adotam o modelo de organização enxuta.



Modelo de gestão – Conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo. Muitas vezes, o modelo está associado a uma base cultural. Por exemplo: modelo japonês de administração.

Após a 2a. Guerra Mundial, o modelo exclusivamente técnico de gerenciar foi questionado, tendo convivido com o enfoque comportamental enfatizado por outros teóricos da administração. Como apontado por Peter Drucker o próprio Taylor preocupou-se com o bem-estar dos trabalhadores, idealizando mais lazer e menos trabalho. As inovações de Ford – limitação das 8 horas diárias e acesso ao consumo do carro – também mostram esta preocupação, embora o acesso do consumo ao carro fosse de grande interesse para sua indústria e para o capitalismo como um todo.

O movimento ludista e o surgimento dos sindicatos mostraram como o trabalho em precárias condições tem potencial de provocar insatisfação e doenças às pessoas. As experiências humanistas foram sendo incorporadas paulatinamente, desde 1800 como a experiência da Fundição Soho, nessa época, que previa o descanso remunerado, construção de casas para os operários, criação de sociedade de auxílio mútuo, pagamento de incentivos salariais proporcionais à produção de peças. A encíclica papal de Leão XIII – Rerum Novarum – de 1891, embora contrária ao socialismo, assume posição de justiça social. Maximiano (2000).



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