2 - Reestruturação produtiva


A reestruturação produtiva é um conjunto articulado de processos que muda a relação capital x trabalho. Esse processo de reestruturação produtiva é a estratégia e a resposta do capitalismo à crise do modelo de desenvolvimento de produção em massa, nos anos 1970, após duas décadas de crescimento do capital.

A empresa deixa para trás o foco na produção e no produto e passa a se orientar pelo marketing, ou seja, pelo cliente. As empresas capitalistas encontram então novas maneiras de explorar e expandir mercados.

Estamos em uma nova etapa de reprodução do capital:

• novo padrão tecnológico baseado na microeletrônica
• novas relações entre empresas
• novas formas de organização do trabalho
• novo estilo gerencial
• nova ordem mundial: globalização

Novo padrão tecnológico – A organização do trabalho muda com a incorporação da tecnologia da informação e da automação flexível. Computadores para o gerenciamento da informação, máquinas CNC (Comando Numérico Programado), controladores programáveis, robôs, projeção e fabricação no computador são usados na manufatura (CAD/CAM) são alguns exemplos do uso da tecnologia a favor da organização do trabalho.

De acordo com Kumar (1995) o novo modelo de produção, com a especialização e consumo flexíveis é um divisor de águas da era industrial. Exemplo: Máquinas e ferramentas numericamente controladas permitem a produção econômica de pequenos lotes de bens – tanto de capital quanto de consumo –, voltados para setores especializados do mercado. As novas máquinas tornam possíveis mudanças rápidas de produção em resposta a novas oportunidades e necessidades.



Copyright © 2010 AIEC.