As formas avançadas de departamentalização são:


Centros de lucros – Divisão da empresa em “centros de lucro”, ou seja, em unidades com elevado grau de autonomia, cujos responsáveis agem como se fossem presidentes de empresas isoladas. Por Projeto, Matricial, Estrutura celular, Para novos empreendimentos.



Por projetos – Agrupamento das pessoas de acordo com o projeto com o qual estão envolvidas em um determinado instante. O projeto funciona como um departamento temporário, chefiado pelo gerente do projeto e um especialista pode trabalhar em mais de um projeto simultaneamente.



Matricial – Combinação simultânea de dois ou mais tipos de departamentalização sobre o mesmo grupo de pessoas, geralmente combinando o tipo funcional e por projetos.



Estrutura celular – Tem como características a quase total ausência de estrutura e alta flexibilidade e alta informalidade.



Para novos empreendimentos – Tem como característica a separação das atividades de inovação (desenvolvimento) das atividades de rotina, até que a nova fábrica/unidade esteja em operação, quando então é transferida para a área operacional.

Os novos modelos organizacionais tratados por Tom PETERS (1995) no artigo “Reinventando a empresa”.



Copyright © 2010 AIEC.