A
GRI (Gerencia de Recursos Informacionais) e a
Gestão do Conhecimento são estratégias
distintas, mas implicadas. Isso significa que, além de
serem necessárias as clássicas ações
de administração da informação que
visam estruturar o conhecimento (identificar, armazenar, organizar
e distribuir informações), é preciso desenvolver
ações que facilitem sua compreensão pelo
usuário, transformando-a conhecimento. Nesse conceito,
a gestão da informação não é
uma estratégia isolada ou um fim em si mesmo, mas pretende
gerir a informação na perspectiva da aprendizagem.
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Trabalho
e Conhecimento: Século XXI - É crescente a importância
econômica, política e cultural da informação.
Hoje, a informação e o conhecimento são os principais
recursos da economia. A acumulação de capital se dá
sob a égide do mercado financeiro, ocorrendo a virtualização
do empreendimento e a volatilidade
do capital, com ganhos financeiros na troca de papéis/informações.
A reestruturação
produtiva decorrente da globalização utiliza largamente
o trabalho
informacional. Nos EUA, 60% da população ativa trabalham
no processamento das informações. Há profunda transformação
da organização industrial do trabalho. Cresce a importância
produtiva do “conhecimento”.
O conhecimento,
segundo os teóricos da sociedade de informação, progressivamente
influencia o trabalho de duas maneiras:
1ª
- aumento do conteúdo de conhecimentos do trabalho existente
– a tecnologia adicionaria mais do que retiraria a qualificação
dos trabalhadores.
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2ª
- criação e expansão de novos tipos de trabalho
no setor do conhecimento – tornando os trabalhadores de
conhecimento predominantes na economia.
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