1 - De Recursos Humanos a Gestão de Pessoas

O ambiente atual de negócios – com a globalização e conseqüente competitividade mundial (clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes) – e a tendência política predominante do neoliberalismo impõem novas formas de administrar e de gerir recursos.

O impacto da competitividade globalizada sobre as organizações é observável em diferentes áreas:


• Área de Produção – manufatura flexível – fábrica enxuta e produtiva
• Área de Marketing – superar expectativa do cliente
• Área de recursos humanos – Gestão de Pessoas
• Área de Informações – Inteligência Competitiva

Considerando que na economia atual – Economia do Conhecimento – o conhecimento e a capacidade de inovação são os maiores fatores de competitividade, o valor das empresas tem sido determinado cada vez mais por seus ativos intangíveis e a forma como o mercado os percebe. Nessa perspectiva, muitos são os ativos intangíveis considerados importantes, como: a marca da empresa, o seu talento, a sua capacidade de inovar e a sua competência em oferecer o que o mercado precisa.


Na sociedade do conhecimento, com a evolução dos processos de trabalho, as organizações não demandam de seus empregados apenas a sua força "física". Também valorizam e fazem uso de suas capacidades criativas, de aprendizado, de desenvolvimento, de geração de novos produtos e serviços e de conhecimento.

Desse modo, os termos utilizados para tratar pessoal nas empresas têm sido redefinidos em função do papel estratégico que as pessoas estão assumindo na nova economia: capital intelectual e capital humano. A nova terminologia é decorrente das novas teorias e dos estudos organizacionais relacionados à economia do conhecimento.



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