No senso comum, competência é resolver certo assunto, fazer algo bem feito alcançando um determinado resultado. No entanto, o termo competência ganha outro enfoque quando aplicado ao ambiente organizacional.


Competência
é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que são utilizadas no desempenho de um papel, está relacionada ao que as pessoas produzem e/ou entregam num determinado contexto.

Competência é colocar em prática o que se sabe, nas condições existentes, para produzir um resultado esperado. O fato de o indivíduo deter qualificações necessárias para um trabalho não assegura que ele irá entregar o que lhe é demandado.

Competência, portanto, não é apenas um conhecimento que se tem e nem é resultado de treinamento. Competência é, na verdade, atingir resultados ao colocar em prática o que se sabe.
Na estruturação de seu quadro de funcionários, as organizações buscam profissionais cada vez mais competentes. Os indivíduos, por sua vez, procuram planejar sua trajetória profissional de forma a alcançar, rapidamente, destaque e conseqüente ascensão na carreira. Ambos estão inseridos em um contexto que os obriga a manter um desempenho compatível com as constantes mudanças e adaptações demandadas pelo mercado de trabalho.

. Exemplos de Competência.



Copyright © 2010 AIEC.