2. Competência organizacional x competência profissional Competências e Gestão de Competências são temas já bastante discutidos por estudiosos da Administração. São conceitos debatidos por especialistas sem, no entanto, buscar um consenso ou chegar a um único conceito para os termos propostos. Os termos costumam ser mal empregados ou mal compreendidos. Podemos definir competências organizacionais como um conjunto de qualificações e tecnologias da instituição, necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos. A competência como uma característica organizacional significa a capacidade de uma empresa agir em relação a outras. Alguns teóricos das organizações, como HAMEL E PRAHALAD (1995), utilizam o termo core competences (competências essenciais) como a combinação de recursos, capacitações e processos organizacionais que distinguem uma organização de outras, permitindo o domínio de espaços competitivos. Refere-se à determinada exclusividade da organização que é difícil de ser imitada por outra. É o diferencial, muitas vezes impalpável, mas quase sempre perceptível que destaca uma organização de outra. São exemplos
de competências organizacionais o design de motores eficientes da
Honda, a ótica de alta precisão da Canon e a capacidade
de miniaturização da Sony.
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