O conceito de competência cresce quando o autor agrega a dimensão cognitiva e a sua aplicabilidade; assim, o sujeito do processo compreende o seu comportamento e pode ajustá-lo, se for o caso. Nesta abordagem enfatiza a dinâmica da aprendizagem, que é essencial ao conceito de competência, e a delicada questão da co-responsabilidade e do compartilhamento das implicações de uma situação.

"A competência é um entendimento prático de situações que se apóia em conhecimentos adquiridos e os transforma na medida em que aumenta a diversidade de situações. (...) É a faculdade de mobilizar redes de atores em torno das mesmas situações, e faz que esses atores compartilhem as implicações de suas ações, assumindo, assim, as áreas de co-responsabilidade”.

Segundo o autor, a combinação das três abordagens se complementa para a construção do processo de Gestão de Competências.


Cabe notar que um funcionário competente, qualificado e pronto para o exercício de suas funções não exclui a necessidade de uma organização qualificante que ofereça oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Orientar o aproveitamento dos funcionários significa assegurar, em seu trabalho, a aprendizagem e a aplicação contínua e efetiva pelos profissionais, das capacitações adquiridas nos treinamentos, transformando a competência profissional em resultados efetivos.



Copyright © 2010 AIEC.