Ambientes
favoráveis à criação, ao surgimento de novas
formas de pensar são importantes para fazer florescer a geração
de conhecimento.
Produzir e desenvolver novas idéias ou combiná-las com velhas
idéias transformando-as em valores, usando-as para aperfeiçoar
sistemas, é patrocinar o processo criativo. A diversidade da força
de trabalho e o incentivo dos gestores são formas de tornar ambientes
de trabalhos mais propícios à expressão da criatividade
e, portanto, a geração de conhecimento. O treinamento e
a educação em todos os níveis devem ser enfatizados.
Aprender, desaprender e reaprender tornaram-se processos necessários.
As técnicas de educação utilizando computadores,
como por exemplo, as técnicas de simulação, devem
ser dominadas.
Inovação
é um outro atributo importante para desenvolvimento das
competências e tem vinculação com a criatividade.
Inovar é a capacidade de se reformular em função
de oportunidade é se recompor frente a situações
novas. Uma característica da inovação é,
segundo Zarifian (2001), a sua abertura aos eventos externos,
ou seja, às situações de mercado ou aos modos
de vida que surgem de maneira imprevisível e que, apesar
disso, constituem fonte de valor futuro.