Competência Social e Saber-Ser - A lógica competência (Zarifian) recorre a dois conceitos diferentes, mas geralmente empregados em conjunto: o da competência social e o do saber ser.


A abordagem da competência social enfatiza o comportamento e as atitudes, ou seja, a maneira como um indivíduo apreende seu ambiente “em diversas situações”, a maneira como se comporta. Esta abordagem é a que tem relação legítima com a lógica competência. É da perspectiva do comportamento que o conceito de competência social (mais do que o saber-ser) surge com maior freqüência.

Busca-se, com essa abordagem, uma visão parcial e manifestada no indivíduo. Supõe-se que o comportamento é adquirido e pode evoluir, ainda que sejamos obrigados a avaliá-lo em um momento determinado. Não é o ser que se procura apreender, mas o modelo de conduta diante de determinado ambiente. Como conseqüência dir-se-á que alguém tem autonomia (sabe conduzir-se de maneira autônoma e expressa isso por meio de seu comportamento).


O conceito de atitude vem sustentar o conceito de comportamento. A atitude traduz o que sustenta e estabiliza o comportamento. É a maneira pela qual um indivíduo se conduz em face de uma realidade em geral (e não apenas diante de uma situação particular).

A atitude manifesta-se individualmente, mas admite-se que ela é social, não apenas porque foi produzida em um meio sociocultural especifico, mas também porque denota certa maneira de se posicionar nas relações sociais.



Copyright © 2010 AIEC.