E o conhecimento? Como é construído e formado? - Seguindo o raciocínio que diferencia os conceitos de dados, informação e conhecimento, o universo dos fenômenos é a fonte primária de toda experiência.

A formação do conhecimento inicia-se por eventos que ocorrem gerando fatos e dados. Em outras palavras, o organismo humano interage com o ambiente, com percepções e sensações, gerando dados e fatos. Esses fatos e dados, quando são manipulados e interpretados pela mente humana, geram informações.

Ou seja, o ser humano organiza os dados em uma estrutura coerente, consolidando um significado, que pode ser comunicado pelos meios disponíveis e entendido por outras pessoas.
A informação seria exterior ao sujeito, não tendo sido transformada ainda pela experiência pessoal.

As informações, depois de testadas, validadas e codificadas, transformam-se em conhecimento. Nesse sentido, o conhecimento compreenderia a assimilação de informação pela mente humana, uma vez que somos os seres humanos, capazes de transformar sensações, por meio da experiência prática, em pensamentos estruturados, percepções em conceitos.

Conhecimento, portanto, é a capacidade, adquirida por alguém, de interpretar e operar um conjunto de informações.

A figura abaixo mostra o processo de construção do conhecimento:



Copyright © 2010 AIEC.