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| O papel da informação e do conhecimento na sociedade contemporânea tem sido inquestionável, embora muitas empresas tenham adotado processos de reestruturação e downsizing, sem o olhar para o “bem” mais precioso: o conhecimento. Ao ser analisado pelos estudiosos da área de negócios, o conhecimento revela seu caráter pragmático. Podemos afirmar que, no mundo dos negócios, o valor do conhecimento está no uso que se faz dele. Na área empresarial há também uma coesão em torno das noções de informação e conhecimento, estando o conhecimento associado à resolução de problemas, à tomada de decisões, à geração de idéias, ou seja, ao uso que se faz da informação.
O autor ressalta a importância de torná-lo produtivo, o que garantiria o sucesso econômico e social das organizações e dos países.
Na opinião
do autor, existe uma outra maneira de se pensar o conhecimento e sua importância
para as organizações. Drucker diz que os gerentes orientais
têm uma visão
holística sobre o conhecimento, os japoneses encaram a empresa
não como uma máquina, mas como um organismo vivo, que envolve
tanto ideais como idéias, desenvolvendo um senso de identidade
e um propósito fundamental coletivo. Para Drucker, esse é
o segredo do sucesso das organizações japonesas bem sucedidas,
como Honda, Canon, Matsushida, NEC, Sharp e Kao. |
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