|
| Essa abordagem, ainda segundo Drucker, propicia às organizações fomentar a inovação, criar novos conhecimentos, num processo de recriação das empresas e de todas as pessoas que a compõem. A visão holística de uma empresa equivale a se ter uma "imagem única", sintética de todos os elementos da empresa, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização. Segundo Fernando Lúzio, com a visão holística o sucesso de uma empresa deixa de ser quantitativo e passa a ser qualitativo, no qual a qualidade é medida a partir das necessidades de todos os elementos que estão envolvidos no processo empresarial: a administração, os funcionários, a estrutura da empresa, a sociedade e todo o meio ambiente ao redor. Com uma visão
holística, é mais seguro tomar decisões relativas
a uma das visões específicas, pois a influência desta
decisão sobre as outras visões da empresa é observada
a priori. Se esta visão holística for então formalizada,
pode-se discutir problemas específicos sem se perder a abrangência,
nivelando-se o conhecimento entre os participantes da discussão.
No entanto, é impossível representar o todo de forma completa.
Este todo é algo abstrato, que forma uma unidade na mente dos dirigentes. |
Copyright © 2010 AIEC. |