Essa abordagem, ainda segundo Drucker, propicia às organizações fomentar a inovação, criar novos conhecimentos, num processo de recriação das empresas e de todas as pessoas que a compõem.

A visão holística de uma empresa equivale a se ter uma "imagem única", sintética de todos os elementos da empresa, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização.

Segundo Fernando Lúzio, com a visão holística o sucesso de uma empresa deixa de ser quantitativo e passa a ser qualitativo, no qual a qualidade é medida a partir das necessidades de todos os elementos que estão envolvidos no processo empresarial: a administração, os funcionários, a estrutura da empresa, a sociedade e todo o meio ambiente ao redor.

Com uma visão holística, é mais seguro tomar decisões relativas a uma das visões específicas, pois a influência desta decisão sobre as outras visões da empresa é observada a priori. Se esta visão holística for então formalizada, pode-se discutir problemas específicos sem se perder a abrangência, nivelando-se o conhecimento entre os participantes da discussão. No entanto, é impossível representar o todo de forma completa. Este todo é algo abstrato, que forma uma unidade na mente dos dirigentes.



Copyright © 2010 AIEC.