O conhecimento organizacional
é dinâmico, sendo movido por uma variedade de forças. É possível fazer uma analogia entre a transferência de conhecimento e o mercado de bens e serviços. O conhecimento reduz a incerteza e ajuda as pessoas em seu trabalho, por isso existe um movimento contínuo por sua busca.

O primeiro passo para uma iniciativa de gestão do conhecimento é reconhecer que sua transferência está baseada em relações de troca, existindo o que é chamado de mercado de conhecimento. Isso significa que as transações só ocorrem se cada participante acreditar que se beneficiará dela de alguma forma.

O conhecimento constitui um ativo intangível e representa a familiaridade ou compreensão de ganhos mediante o estudo e a experiência. É o recurso mais importante da era da informação, que conduz a novas formas: de trabalho, de comunicação, de estruturas e tecnologias e de interação humana.


O conhecimento é um ativo infindável
, pois, ao contrário dos recursos físicos e financeiros que são limitados, quando o proprietário do conhecimento o transmite a outros continuará a detê-lo. Assim, uma organização baseada no conhecimento depende da gestão deste ativo intangível, tornando-se importante privilegiar o repasse do conhecimento, e gerenciar as pessoas que recebem este conhecimento da empresa.



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