| Resumo
O conhecimento organizacional é visto atualmente como um poderoso recurso do qual as empresas estão se valendo para garantir a acumulação de riquezas – vimos o conhecimento como fonte de valor e poder, como vantagem competitiva e como estratégia das empresas. Como mostrado, a noção de informação e sua relação com o conhecimento foram e ainda são bastante discutidas na literatura, mas certo consenso tem-se revelado – informação é exterior ao sujeito e é considerado um meio para construir o conhecimento, enquanto que o conhecimento é a capacidade adquirida por alguém para interpretar e fazer uso da informação para a resolução de problemas, tomada de decisão e criação de novas idéias. O processo de inovação das empresas possibilita construir diferenciais competitivos duradouros e prepara a organização para o futuro. Tratamos do conceito de inovação na perspectiva da criatividade e aprendizagem das pessoas. Para isso, apontamos que um ambiente propício à inovação e aprendizagem torna-se imprescindível para o sucesso das organizações. Embora o conhecimento
seja algo inseparável das pessoas, a empresa deve buscar ampliar
o conhecimento organizacional na medida em que transforma em um ativo
a serviço da organização, encontrando-se em documentos,
bases de dados e sistemas de informação, processos do negócio,
práticas dos grupos, etc. Para tanto, faz-se necessário
saber gerir esse recurso, pois uma organização baseada no
conhecimento depende da gestão deste ativo intangível. |
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