Resumo

O conhecimento organizacional é visto atualmente como um poderoso recurso do qual as empresas estão se valendo para garantir a acumulação de riquezas – vimos o conhecimento como fonte de valor e poder, como vantagem competitiva e como estratégia das empresas. Como mostrado, a noção de informação e sua relação com o conhecimento foram e ainda são bastante discutidas na literatura, mas certo consenso tem-se revelado – informação é exterior ao sujeito e é considerado um meio para construir o conhecimento, enquanto que o conhecimento é a capacidade adquirida por alguém para interpretar e fazer uso da informação para a resolução de problemas, tomada de decisão e criação de novas idéias.

O processo de inovação das empresas possibilita construir diferenciais competitivos duradouros e prepara a organização para o futuro. Tratamos do conceito de inovação na perspectiva da criatividade e aprendizagem das pessoas. Para isso, apontamos que um ambiente propício à inovação e aprendizagem torna-se imprescindível para o sucesso das organizações.

Embora o conhecimento seja algo inseparável das pessoas, a empresa deve buscar ampliar o conhecimento organizacional na medida em que transforma em um ativo a serviço da organização, encontrando-se em documentos, bases de dados e sistemas de informação, processos do negócio, práticas dos grupos, etc. Para tanto, faz-se necessário saber gerir esse recurso, pois uma organização baseada no conhecimento depende da gestão deste ativo intangível.



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