1 - Fundamentos da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional


“O ciclo virtuoso começa: as pessoas aprendem a fazer coisas que se tornam histórias e que se tornam documentos que circulam em uma rede, que as pessoas usam para aprender como fazer as coisas. O capital humano produz capital intelectual estrutural que, por sua vez, produz capital humano.” (STEWART, 1998, p.125).

Sem dúvida, hoje, o maior desafio das organizações é tornar o conhecimento produtivo. A história A Martelada ilustra bem este desafio.

Se o que vale é o “saber”, torna-se necessário administrar o conhecimento acumulado na empresa ao longo dos anos, e aquele que é produzido continuamente pelas pessoas, formal ou informalmente.

Entre a década de 1950 e 1990, a informação era vista como o principal ativo das organizações. A partir dos anos 90, surge a noção de que a acumulação de riqueza se dá pelo uso produtivo do conhecimento. Por isso, tornou-se evidente a necessidade da Gestão do Conhecimento, voltada para a administração do Capital Intelectual das organizações preocupadas em crescer e aprender.

Além disso, as empresas preocupadas em aprender têm buscado se estruturar enquanto “Organizações de Aprendizagem”.



Copyright © 2010 AIEC.