Para os autores da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional, Nonaka e Takeuchi, esse processo passa por duas dimensões: epistemológica e ontológica.

As dimensões epistemológicas do Conhecimento são: conhecimento tácito e conhecimento explícito. O conhecimento tácito – é invisível e inexprimível, pessoal, difícil de formalizar, o que dificulta a transmissão e compartilhamento. Utiliza o lado direito do cérebro, sendo entendido como conhecimento inconsciente. Está enraizado nas ações, experiências, emoções, valores e idéias do indivíduo; e também em conclusões, insights e palpites subjetivos. A troca deste conhecimento é feita normalmente por meio das relações mestre-aprendiz, em que os mestres mostram aos aprendizes como fazem as coisas e estes tentam imitá-los.

O conhecimento tácito é baseado em experiências pessoais e habilidades de cada indivíduo. É o saber subjetivo. O conhecimento explícito pode ser expresso em palavras e números, dados brutos, fórmulas científicas, procedimentos codificados ou princípios universais. É, também, teórico, objetivo e digital. É aquele que pode ser exteriorizado por meio de informações, que pode ser codificado e transferido. É o conhecimento que está nos documentos, bases de dados, produtos e processo, explícito ou codificado, que pode ser articulado por meio da linguagem e transmitido aos indivíduos.



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