| Para
os autores da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional,
Nonaka
e Takeuchi,
esse processo passa por duas dimensões: epistemológica e
ontológica.
As dimensões epistemológicas do Conhecimento
são: conhecimento tácito e conhecimento explícito.
O conhecimento tácito – é invisível e inexprimível,
pessoal, difícil de formalizar, o que dificulta a transmissão
e compartilhamento. Utiliza o lado direito do cérebro, sendo entendido
como conhecimento inconsciente. Está enraizado nas ações,
experiências, emoções, valores e idéias do
indivíduo; e também em conclusões, insights e palpites
subjetivos. A troca deste conhecimento é feita normalmente por
meio das relações mestre-aprendiz, em que os mestres mostram
aos aprendizes como fazem as coisas e estes tentam imitá-los.
O conhecimento tácito é baseado em experiências
pessoais e habilidades de cada indivíduo. É o saber subjetivo.
O conhecimento explícito pode ser expresso em palavras e números,
dados brutos, fórmulas científicas, procedimentos codificados
ou princípios universais. É, também, teórico,
objetivo e digital. É aquele que pode ser exteriorizado por meio
de informações, que pode ser codificado e transferido. É
o conhecimento que está nos documentos, bases de dados, produtos
e processo, explícito ou codificado, que pode ser articulado por
meio da linguagem e transmitido aos indivíduos. |